III Workshop BRAFITEC

Criada em 10/07/17 13:14.

Estudantes participantes de mobilidade na França dão depoimento

Estudantes participantes de mobilidade na França dão depoimento

Foi realizado, no dia 4 de julho de 2017, no Auditório Prof. Biolkino Pereira, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), o III Workshop BRAFITEC, organizado pelo Centro Acadêmico da Engenharia Civil, com apoio da Aliança Francesa e da doceria Bolo da Madre.

Participantes do III Workshop BRAFITEC

O Programa BRAFITEC consiste em projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias com instituições francesas em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos (conforme:  http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/franca/brafitec).

Na UFG, são desenvolvidos dois projetos no âmbito do Programa BRAFITEC, que contam com acordo de duplo diploma: o mais antigo, em parceria com o Institut National des Sciences Appliquées (INSA) e a EECA, coordenado pelo Prof. Dr. Oswaldo Cascudo, e o mais recente, em parceria com o Institut Mines-Télécom (IMT) e a Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC), coordenado pelo Prof. Dr. Rodrigo Lemos.

No evento, além das falas do Prof. Oswaldo Cascudo (coordenador do projeto BRAFITEC/EECA), da Profa. Ofir Bergemann de Aguiar (coordenadora de assuntos internacionais) e de Sébastien Dahyot (coordenador cultural e de comunicação da Aliança Francesa), foram apresentados depoimentos presenciais e a distância de estudantes que participaram ou estão participando de um período de mobilidade na França.  Os depoimentos destacaram os benefícios acadêmicos e pessoais do intercâmbio, assim como as dificuldades enfrentadas.

Apresentações presenciais:

Gabriela Bontempo Laperche: INSA de Lyon

Jade de Castro Siqueira: INSA de Strasbourg

Apresentações em vídeo:

Matheus Carvalho Mendonça e Ericka Letícia da Mota Bastos: INSA de Lyon

Pedro Skorupski Barros: INSA de Toulouse

Victor Gonçalves dos Santos: INSA de Rennes

CA da Engenharia Civil: http://cacivilufg.com/

Equipe organizadora do Workshop:

Giulia Lobo Furtado

Orlando Mundoco Corrêa