Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
facebook Cai

Depoimentos Instituto Politécnico de Bragança / UFG

Atualizado em 23/07/15 15:44.

O que é? Mobilidade para o IPB, Portugal.
Candidatos: Alunos de graduação das regionais integradas ao programa (todas as áreas). 
Benefícios: Alojamento e alimentação (restaurante universitário).

ÚLTIMO EDITAL 009/2015 

 

        hugo antonio

NOME: Hugo António Fagundes Costa

DESTINO: Bragança, Portugal

 

DEPOIMENTO:

 Possibilidade de contacto com outro sistema de ensino, com outras culturas e com outros estudantes, foi o que me motivou à fazer um intercâmbio. Aprendi a valorizar mais a forma de ensino no Brasil e ao mesmo tempo perceber que em alguns aspectos estamos muito adiantados e que em outros (a maioria deles) estamos muito atrasados. Senti-me valorizado e respeitado enquanto estudante, os funcionários do IPB são extremamente comprometidos com o trabalho e com o bem estar dos alunos, diferentemente da minha universidade de origem onde eu era só uma matrícula. Diria a quem está interessado em fazer intercâmbio que estudem Inglês (não importa se o país é lusófono, hispânico ou francófono) na Europa como há grande mobilidade entre os estudantes da EU/EEE faz-se extremamente necessário o inglês para inserção do intercambista com os outros estudantes que não falam português.

 valderes

NOME: Valderes Rodrigo da Silva

DESTINO: Bragança, Portugal

 

DEPOIMENTO:

 Além de ter contato com outras culturas e aprender outros idiomas, estudar no exterior, sem dúvida, é um divisor de mares para os alunos que, como eu, sonham em concluir a graduação e conseguir um bom emprego. Pensando nisso, eu sempre tive em mente realizar um intercâmbio durante a graduação. O período que passei em Portugal foi incrível. Aprendi muito e conheci pessoas adoráveis com quem tenho contato até hoje. Portugal é um país muito rico, culturalmente falando, e aprender um pouco do Português Europeu foi até divertido, pois! Aos que desejam sair do Brasil para estudar em Portugal, a dica que eu dou é simples: Não desistam e lutem pelos seus sonhos! Não há nada fácil, mas, também, não há nada que seja impossível para aqueles que buscam e trabalham para a realização dos sonhos! E não deixem de estudar inglês. Embora em Portugal se fale português, há vários intercambistas que lá habitam e o único meio de comunicação e através do inglês. 

 melissa peres

NOME: Melissa Peres Ferreira

DESTINO:  Bragança, Portugal

 

DEPOIMENTO: 

O interesse no programa de intercâmbio se deu devido à possibilidade apresentada em desenvolver um estudo objetivo e gerador de resultados, aliado a fato de que seria uma nova experiência de vida a ser vivida no exterior, o que não deixa dúvidas que acarretou em grandes benefícios tanto profissionais, quanto de crescimento pessoal para minha vida, considerando que irei conviver e aprender com pessoas de outra cultura e visão de mundo. Gostei muito da hospitalidade da escola em receber os alunos, os professores sempre dispostos a ajudar os intercambistas. O que foi mais ressaltante em todo esse aprendizado meu no exterior é o meu estágio na incubadora da escola, foi uma conhecimento sentida no meu dia-a-dia, única tinha trabalhado com o processo da incubadora e foi uma experiência muito relevante na minha vida e me deu uma grande bagagem de conhecimento na aérea de empreendedorismo. Voltei com plena convicção que viver a experiência deste intercâmbio é fundamentalmente importante para minha vida acadêmica, não só pela possibilidade de ver evoluir meus conhecimentos, mas, também pela oportunidade de me tornar uma grande profissional com capacidade e experiência para contribuir para o crescimento socioeconômico do meu país. 

      Nathalia Rocha Marçal – P

NOME: Nathalia Rocha Marçal

DESTINO:  Portugal 

 

DEPOIMENTO:

A principal motivação para efetuar o intercâmbio foi a vontade de ter uma experiência profissional e pessoal no exterior, o mais relevante nessa experiência foi o crescimento pessoal, conhecer outra cultura e pessoas, fazer novos amigos. Aos estudantes que têm interesse de estudar no exterior eu diria que a experiência é muito válida, é interessante ver as diferenças entre a atuação do profissional da sua área em seu país e no exterior, além da chance conhecer lugares novos, e fazer novos amigos. E que aproveitem muitíssimo essa oportunidade que Universidade oferece, porque é uma experiência para a vida e única. 

Listar Todas Voltar