Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
facebook Cai

Depoimentos Programa de Licenciaturas Internacionais – PLI

Atualizado em 23/07/15 15:45.

O que é? Mobilidade para universidades de Portugal e França. O programa tem como objetivo selecionar projetos de parceria universitária entre cursos de licenciatura de universidades brasileiras e universidades portuguesas e francesas, visando à realização de graduação sanduíche de estudantes brasileiros.

Candidatos: Estudantes de graduação em licenciaturas desta universidade das áreas citadas acima.

Benefícios: Seguro saúde, auxílio alimentação, auxílio instalação, auxílio deslocamento e isenção das taxas das universidades de destino, todas pagas pela CAPES.

SITE: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/licenciaturas-internacionais

 

                   

 

                            Johnathan Ferreira                                                                                                                          

NOME: Johnathan Ferreira

DESTINO: Coimbra, Portugal

 

DEPOIMENTO:

A esperança de adquirir novos conhecimentos, a oportunidade de estudar em uma instituição européia de qualidade e tradição, instituição esta que é referência mundial, obtendo o certificado/título acadêmico desta instituição e além de tudo isto, poder ficar durante dois anos em um país, podendo conhecer a fundo sua cultura e tradições, foi o que me motivou a fazer o intercâmbio. Eu gostei principalmente da qualidade e estrutura física oferecida pela Universidade, não deixando faltar materiais e equipamentos necessários, sempre cedendo os espaços para que pudéssemos utilizar a qualquer momento. Além disto, aprendi e cresci muito como pessoa, tornei-me muito independente, e um ponto que não posso deixar de destacar é o fato de ter conhecido muitas pessoas legais, que irei levar para a vida toda, construindo assim, verdadeiras amizades. Digo a quem está interessado em fazer um intercâmbio que corram atrás dos seus objetivos, busquem sempre melhorar seu curriculum e que construam uma carreira acadêmica sólida e brilhante. No exterior, mesmo estando longe dos familiares e amigos, fazemos novas amizades, crescemos como seres humanos, nos tornamos mais independentes, aprendemos a gerir melhor nosso dinheiro, então é uma experiência bastante relevante e engrandecedora, seja no aspecto acadêmico, seja no aspecto pessoal. Além de tudo isto, há a facilidade de se viajar e conhecer novos países, conhecer novas pessoas, fazer grandes amigos e obter (no meu caso) uma dupla diplomação, que penso ser, hoje em dia, algo que irá poderá incrementar e diferenciar meu curriculum. 

 Aline Gomes

NOME: Aline Gomes Machado

DESTINO: Coimbra, Portugal

 

DEPOIMENTO:

O que mais me motivou em participar de um intercâmbio foi o interesse em conhecer uma nova cultura, ter contato com disciplinas que não teria aqui no Brasil e por ser uma Universidade mais antiga e conhecida. Gostei do aprendizado que tivemos na faculdade, ter a oportunidade de estudar disciplinas diferentes da nossa grade curricular, poder unir dois conhecimentos o que adquiri em Portugal e o que adquiri aqui no Brasil. E a oportunidade de conhecer novas culturas. Para quem realmente gosta do curso que faz, um intercambio é uma ótima oportunidade para  abranger o conhecimento, ter contato com diferentes visões do curso, além da grande bagagem cultural que trazemos. Intercâmbio é experiência acadêmica, cultural e para além disso, experiência para a vida. 

 Ricardo Borges

NOME: Ricardo Borges Viana

DESTINO: Coimbra, Portugal

 

DEPOIMENTO:

A motivação para um estudo no exterior dar-se por diversos fatores individuais, profissionais, acadêmicos e culturais. Dentro destes fatores afirmo com toda certeza que a motivação veio por parte de ter a possibilidade de vivenciar a forma como o curso de Educação Física é abordado em outro país, neste caso Portugal. Sem deixar de ressaltar o contato direto com outros idiomas (Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, entre tantos outros presentes na Europa). A experiência cultural certamente esta entre os três fatores mais importantes em um intercâmbio, seja ele nacional ou internacional, pois aquela enaltece e proporciona um crescimento pessoal extremamente importante durante o processo de formação, contribuindo para um olhar verdadeiramente crítico sobre os acontecimentos dos quais estamos constantemente expostos.A participação em diversos eventos internacionais, com certeza foi muito produtiva. Ressaltando a presença de diversos autores conhecidos no cenário mundial, proporcionando uma maior proximidade entre aqueles que apenas conhecemos através da leitura de seus livros e artigos. A criação de novas amizades foi outra experiência da qual gostei bastante, sejam elas estrangeiras ou nacionais. O PLI ofereceu a oportunidade de conhecer a realidade dos cursos de Educação Física nos diversos estados brasileiros, pois constantemente os amigos/alunos de outras regiões diferentes da minha forneciam informações acerca da situação do curso de Educação Física em seus respectivos estados.Creio ser extremamente importante não deixar de mencionar o fato de que o intercambio possibilitou a dedicação exclusiva para os estudos, luxo do qual eu não podia usufruir na UFG.Para aqueles que têm interesse de estudar no exterior, posso dizer com certa propriedade que é uma experiência inexplicável, apenas realizando-se tal “aventura” para realmente saberem aquilo que de uma forma bem simples e superficial estou tentando relatar. É de suma importância ressaltar novamente que o contato com outras realidades nos proporciona um maior crescimento pessoal, cultural, acadêmico, profissional e social. A vida é feita de oportunidades imperdíveis, creio que o intercâmbio esta entre estas oportunidades. 

                 Samuel Carlos

NOME: Samuel Carlos Ferreira de Souza

DESTINO: Coimbra, Portugal

 

DEPOIMENTO:

A oportunidade de conhecer uma nova cultura, um novo país e ter um currículo diferenciado, foi o que me motivou mais. Gostei muito da bagagem cultural e a estrutura da universidade de destino. Para quem tem interesse em fazer um intercâmbio, digo para se preparem psicologicamente, pois um longo período longe da família não é fácil. Fazer amigos, para não ficar sozinhos e aproveitar para viajar e experimentar novas experiências.  

                   camila almeida

NOME: Camila Almeida Teixeira

 

DEPOIMENTO:

Fui motivada pela experiência nova, conhecer outras culturas, um currículo diferenciado e a faculdade de destino que é considerada uma das melhores do mundo. O mais importante foi a abordagem temática da faculdade que é totalmente voltada para o treinamento que é a área de meu maior interesse, sendo assim me sinto mais preparada para o mercado de trabalho para realizar minha profissão. Aconselho aos estudantes que antes de ir verifiquem as disciplinas apresentadas pela faculdade e se isso é de seu realmente interesse, porque a maioria das pessoas não gostam devido estar cursando licenciatura porém lá é uma abordagem mais voltada para a área da saúde, pelo menos no curso de educação física. 

Listar Todas Voltar